Situada no litoral Sul da Bahia, entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu, a Península de Maraú reúne uma grande variedade de paisagens de rara beleza. São imensos coqueirais, praias desertas, rios, lagoas, piscinas naturais de águas claras, mangues, mata atlântica e muita vida selvagem. A vila de Barra Grande é o ponto de partida para descobrir este paraíso.
Maraú originou-se de um povoado fundado em 1705 por frades
capuchinhos italianos que se instalaram numa aldeia de índios
denominada "Mayrahú".
Não se sabe a época do desaparecimento da tribo indígena e nem a
que ramo pertencia.
Em 1717 o distrito de Mayrahú foi criado e a capela construída
pelos frades foi elevada à categoria de freguesia, com o nome de "São Sebastião de Mayrahú", pelo arcebispo D. Sebastião Monteiro da Vide. A freguesia foi elevada à categoria de vila em 17 de junho de 1761.
Em 30 de março de 1938 a vila foi elevada à categoria de cidade e ganhou o nome atual de "Maraú".
Em 1860, a Inglaterra ganhou uma concorrência para a
instalação de uma usina de destilação de querosene em Maraú. A usina funcionou durante 4 anos nas margens do rio Maraú. Empregava cerca de 500 operários e possuía uma estrada de ferro interna com duas locomotivas. Além de querosene, fabricava velas de espermacete, sabão, ácido sulfúrico e papel encerado para alimentos. As ruínas da fábrica e os trilhos da ferrovia permaneceram até hoje.
O RIO MARAÚ
A cidade de Maraú é um ótimo ponto de partida para explorar o Rio Maraú, nome do braço da Baía de Camamu que se extende por dezenas de quilômetros em direção ao sul, separando a península do continente. Pouco procurado pela maioria dos turistas que prefere as praias, o Rio Maraú esconde paisagens belíssimas, manguezais, matas e cachoeiras.
TREMEMBÉ
nossa,nasci nesse maravilhoso paraíso e tenho orgulho,lugar muito lindo de vever
ResponderExcluirnossa,nasci nesse maravilhoso paraíso e tenho orgulho,lugar muito lindo de vever
ResponderExcluir